Como preparar uma Escola Bíblica de Férias - EBF

04/01/2018 18:11

 

A Escola Bíblica de Férias é realizada no intuito de promover um programa cristão e criativo para tirar as crianças da ociosidade e das ruas durante o período das férias. Poderíamos dizer que a EBF é uma escola bíblica dominical todos os dias. Para que uma EBF ocorra de modo satisfatório faz-se necessário um planejamento, uma preparação com bastante antecedência e empenho. A oração é imprescindível em todos os momentos.

 

Desta maneira promovemos o que diz a palavra de Deus em Mateus 18: “Deixai vir a mim os pequeninos… Pois deles é o reino de Deus”.

 

Para ajudá-los nessa missão enumeramos aqui um passo a passo para a preparação de uma EBF.

 

1.  Inicialmente, forme uma equipe com: diretor da EBF, professores, auxiliares, intercessores, e outros que desejem participar da          Escola Bíblica de Férias.

 

2.  Escolham juntos o local de realização da EBF, de preferência na igreja local, pois a igreja precisa estar junto neste trabalho e as crianças precisam entender a necessidade de estar inserido em uma igreja. Escolham a data, o horário e decidam a quantidade de dias de realização da escola, devendo durar até 5 dias, de 2 a 3 horas cada aula.

 

3.  Toda Escola Bíblica de Férias precisa de um tema, divisa e cântico especial. Ao decidirem o tema, as lições bíblicas devem ser escolhidas de acordo com mesmo e repassadas para os professores com pelo menos 15 dias de antecedência. Após tema, divisa e cânticos escolhidos e lições elaboradas - você pode usar uma revista de lições bíblicas já prontas que tenham o mesmo tema – prepare o programa ou programação da EBF.

 

4.  O programa é bem simples. Faça a abertura com as boas vindas e oração. Logo após apresente tema, divisa e cântico. É importante que tenha um momento missionário a partir de uma biografia missionária que seja passada diariamente. É a hora da lição bíblica, que se possível deve ser repassada por turmas dividas de acordo com a idade de cada criança.

 

5.  Prepare também brincadeiras, peças teatrais para crianças, participação de fantoches, gincanas, premiações, etc. Tudo deve ser um tempo de novidade e diversão, para que as crianças desejem voltar todos os dias.

 

6.  Faça uma lista do material que irá precisar. Para cada lição bíblica diária é importante que tenha uma atividade, pode ser uma pintura, ou um trabalho manual. É necessário que cada atividade seja escolhida de acordo com a idade da classe. Não esqueça da ornamentação do espaço.

 

7.  É primordial que seja feita a matrícula das crianças, podendo ser feito até mesmo com antecedência. Isso ajudará com o planejamento e também com a divisão das turmas. A divisão das equipes, de acordo com a idade, pode ser feita na hora da matrícula. Pode ser feito crachás, ou ainda entregar fitinhas como pulseiras com cores diferentes que ajudarão na hora da divisão da salas.

 

8.  Prepare um lanche para cada dia. De preferência algo gostoso, rápido e fácil de fazer. E no último dia, se possível, entregue lembrancinhas e/ou certificados.

 

9.   Para tudo isso será necessário um orçamento. Por esse motivo é tão importante um planejamento, pois facilitará o financiamento da EBF. Que pode ser por ofertas individuais, da igreja, ou ainda fazer um evento para levantar os recursos para a Escola Bíblica de Férias.

 

10.  Depois de tudo pronto, é só fazer a divulgação, orar e se preparar pra tudo começar.

 

Aqui são apenas tópicos bem resumidos, mas esperamos ajudar na preparação da sua EBF.

 

Para começar o planejamento você vai precisar de muita dedicação e engajamento de toda a equipe. Ore sempre, sempre antes de começar, para terminar e para continuar. Pois mesmo que esqueça de algum detalhe, Deus vai estar sempre presente e abençoando para que tudo dê certo. Essa Escola Bíblica é uma ação missionária, e você e sua equipe são os missionários que serão instrumentos de Deus para sua obra se cumprir. Uma EBF bem feita marcará a vida de uma criança de tal forma que sua vida e da sua família pode ser transformada radicalmente. E as crianças nunca se esquecerão desse momento.

 

Jesus o abençoe!!!